terça-feira, 15 de abril de 2008

Afonso de Melo com o jornalismo na passagem pela assessoria


Afonso de Melo vai estar amanhã, no Isla Gaia, numa palestra da iniciativa "Milénio da Comunicação, para falar um pouco do percurso enquanto jornalista e das funções que ocupou ao serviço da selecção nacional de futebol.

Afonso apesar de ter concluído o curso de direito enveredou pelo jornalismo. Os primeiros passos podemos identificar na Soberania do Povo ou no Semanário, tendo, a posteriori, sido redactor de O Século e de A Bola. O desporto perseguia a caminhada de Afonso tanto que acabou por ser editor de redacção de O Jogo e colaborou com o Record. O país vizinho também conheceu Afonso de Melo, designadamente o jornal "AS", do qual foi correspondente, mas não só... deixo apenas alguns nomes para os mais curiosos da trajectória jornalística internacional: jornal polaco Reczespospolita, revistas japonesas Soccer Hiyo e Sportiva2, France Football, o jornal de Calcutá Aajkaal. Mas não nos esqueçamos as colaborações n' O Comércio do Porto e n' A Capital que marcaram uma etapa.

Como comentador de futebol internacional da Sport TV, Afonso de Melo começava a ter alguma projecção que viria a culminar no Gabinete de Imprensa do Euro 2004. Ao integrar o elenco do gabinete como Media Relations Manager, o jornalista viria a fazer parte de um outro espectro e isso veio a conhecer-se quando de tornou Assessor de Imprensa da Selecção Nacional (2004 a 2006).
Não obstante, na área da comunicação pudemos encontrá-lo como membro da Comissão de Honra e da Comissão Política da Candidatura de Manuel Alegre à Presidência. Um outro elemento que complete o repertório, mas que não o fez desviar do futebol porque cooperou com a Fundação Luís Figo.

Presentemente, Afonso de Melo é jornalista e dedica parte do tempo livre à escrita de obras.

Obras de maior destaque:

Portugal em calções : diário de um jornalista no Mundial (2002)
Doping – A Triste Vida do Super-Homem

Cinco Escudos Azuis – A história da selecção nacional de futebol de 1921 aos nossos dias
Uma sombra laranja-tigre : em forma de panchatantra (romance)
Viagem em Redor do Planeta Eusébio

Factos, Números e Nomes da Selecção Nacional de Futebol

Não Morrerei em Buenos Aires

Todos Tenemos Una Buena História de Futbol (a propósito do Mundial 2006, Cafediario, Barcelona) 2006
A Pátria Fomos Nós

Um Ano na Vida de Luís Figo

Cem anos de Benfica Sporting, Sporting Benfica 2007
Tantas Vezes Tu (romance)

A Morte Tem Sempre Música de Fundo

El Corazón Negro de Portugal

Nenhum comentário: